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Curso "Retratos Brasileiros: cinema popular e transgressão nos anos 1980"
Sesc Ver-o-Peso

 

Cine Curau: novos voos
Curso "Retratos Brasileiros: cinema popular e transgressão nos anos 1980"
Ministrante: Adolfo Gomes
Datas: 04, 11, 18 e 25/05 (sábados)
Horário: 10h às 13h

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc Ver-o-Peso

 

SOBRE O CURSO

Em pouco mais de uma década (do final dos 1970 até a segunda metade dos anos 80) floresceu, firmou-se e entrou declínio um gesto cinematográfico eminentemente popular e independente que logo assumiu características próprias e bem brasileiras: o cinema de invenção. Na origem, era uma oportunista tentativa de emular as comédias italianas e saciar o desejo do público pela diversão mais maliciosa e quase apelativa. Porém, ao longo dos anos, à medida que essas produções aumentavam sua popularidade, ousava-se cada vez mais, transcendendo o viés "explotation" para registrar, sem meias tintas, o imaginário mais recôndito e reprimido da alma nacional.  

O curso, ministrado pelo cineclubista e crítico de cinema Adolfo Gomes, pretende analisar criticamente a evolução do gênero no Brasil e sua contribuição para a afirmação de uma identidade nacional no cinema, traçando paralelo com o chamado "cinema underground" em desenvolvimento na Europa e EUA naquele período. 

Outra vertente a ser abordada é o exílio temático e físico dos cinemanovistas, a reação do cinema marginal e os pontos de contato e de tensão entre essas gerações. Apesar do caráter autoditada e intuitivo da maioria dos realizadores e técnicos envolvidos na produção desses filmes inventivos também emergiram de tal ambiente alguns cineastas de perfil mais autoral, como Jean Garret e Ody Fraga. Ao mesmo tempo jovens, com sólida formação cinéfila e acadêmica encontravam no viés do cinema independente a chance de iniciar a prática cinematográfica. Caso, por exemplo, de Inácio Araújo, Carlos Reichenbach, Luiz Sergio Person, João Silveiro Trevisan, João Batista de Andrade, entre outros.  

O curso problematizará essas e outras questões, contrapondo a sofisticação intelectual e cinéfila desse grupo ao vigor e liberdade formal dos demais realizadores, as influências, as possíveis vantagens, mas também a vampirização estilística decorrente dessa troca de experiências. 

Para ilustrar o conteúdo teórico, o curso prevê a exibição de trechos de filmes representativos do gênero e de diversas obras relacionadas para exemplificar os temas e abordagens das aulas, além da troca de ideias e debates com os alunos sobre os modelos de produção do cinema no Brasil. 

 

ADOLFO GOMES 

Jornalista (graduado em Comunicação Social/UFPA), crítico de cinema filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e cineclubista. Fundou a Associação Amigos do Cinema em Belém. No campo do jornalismo foi repórter e colunista do Jornal "Diário do Pará" (1995-1998), editor do caderno de cultura do Jornal "A Província do Pará" (1999-2001), assessor de imprensa da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (2002-2007). De 2007 a 2020, coordenou o Núcleo de Difusão da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia, onde também desenvolvia ações de produção e jornalismo cultural. Desde 2020 vive entre Belém/PA e Salvador/BA e vem se dedicando a curadorias, assessorias, projetos especiais, participações em debates/palestras e instrução de cursos e oficinas, virtuais e presenciais. Em Belém, foi responsável pela coordenação geral e edição do e-book do projeto "Rotas Amazônicas, um acervo de imagens históricas", contemplado no edital de Artes Visuais (categoria acervo e memória), realizado pela Fotoativa/Lei Aldir Blanc/Secult-PA, 2021. Atualmente é co-curador do Cineclube Glauber Rocha e programador da Sessão Tabu, ambos também na capital baiana. 

 

 

 

 

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