Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

A beleza negra da Amazônia

 

Na imagem uma criança negra olhando

A beleza da Amazônia, dos quilombolas que nela vivem, seus costumes e influências é o tema da exposição "(RE) conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta", da fotógrafa Marcela Bonfim, que a Mostra Sesc Amazônia das Artes traz para o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, com abertura nesta quinta (04), às 19h. A entrada é franca.

Dando identidade, traços e vida aos povos negros da Região Amazônica, a exposição encerra o projeto Sesc Amazônia das Artes 2019 e fica aberta para a visitação até o dia 03/08, das 10h às 18h, de terça a sábado.

As obras, produzidas a partir de 2013, durante as visitas de Marcela a comunidades quilombolas, tradicionais, indígenas e urbanas, trazem de maneira sensível e original as mais diversas expressões dos grupos que residem na região norte do país. Todos carregam em seus traços as heranças socioculturais de uma parcela importante da população brasileira que ainda não é reconhecida historicamente. São registros produzidos pela fotógrafa em suas andanças em Porto Velho e quilombos do Vale do Guaporé e na procura da identidade dos descendentes de africanos que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.

Marcela Bonfim é fotógrafa, formada em Ciências Econômicas (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública (2011) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Desde 2012 se dedica à fotografia, tendo participado do projeto “Reabilitando pela Arte” (2014-15), realizado no sistema prisional de Rondônia; exposições coletivas pelo SESC-RO e Agência Amazônia Real (AM); publicações em revistas e periódicos do ICMBio, Governo de Rondônia (2013-2016), entidades do terceiro setor: Kanindé e Rio Terra; além da dedicação ao fotojornalismo pela Agência de Notícias Amazônia Real (desde 2015), e palestras de difusão sobre o projeto “Amazônia Negra” no Pará – Fotoativa, no Maranhão – Casa de Nhozinho, em Porto Velho – IFRO, Uniron, Museu Palácio da Memória, Tribunal de Justiça, Universidade de Rondônia-Departamento de Sociologia, SESC-RO e escolas públicas.

Marcela descobriu o racismo na busca pelo primeiro emprego. Para enfrentar a experiência e sua própria negritude, comprou uma câmera fotográfica e começou a registrar mulheres, homens, crianças, jovens e velhos, negros e negras na Amazônia; em suas comunidades, rituais, festejos e em penitenciárias. O que as lentes captaram foi à resistência pela preservação da cultura e dos costumes, da beleza e da estética negra. Foi na Amazônia que ela “enfrentou” a cor de sua pele.

O Projeto

O Sesc Amazônia das Artes chega a sua 12ª edição em 2019, consolidado como uma das mais importantes iniciativas de circulação de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos. O projeto acontece simultaneamente em dez estados até o fim do ano.

A proposta do Serviço Social do Comércio (Sesc) é envolver artistas dos nove estados da Amazônia Legal, mais um estado convidado, o Piauí, para um intercâmbio de experiências e troca de informações sobre as manifestações artísticas de grande parte do Brasil.

Em 2019 o Pará entra no circuito com o espetáculo “Ânima Trama”, do Coletive Umdenós, do Pará, foi eleito pela maioria dos curadores do projeto e brilhará em todos os estados da Amazônia Legal e no Piauí.

 

SERVIÇO: 

Exposição "(RE) conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta" de Marcela Bonfim.

Abertura: 04/07/2019 às 19h

Período da mostra: 05/07 a 03/08/2019

Horário de visitação: 10h às 18h (de terça a sábado)

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523)

Informações:  0800-941-1242 (Fale com o Sesc)

                        (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará )

cecomsescpa@gmail.com  

www.sesc-pa.com.br  

Entrada Franca

Facebook: Sesc Pará

 

Publicado em: 04/07/2019

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
CNJP: 03.593.364/0001-10
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
(91) 4005-9501
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos:

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados