Sesc Raízes tem atividades culturais que unem arte, memória e tradição no Sesc Ver-o-Peso
Com o objetivo de valorizar e preservar a identidade cultural das pluralidades territoriais dos estados brasileiros, o projeto Sesc Raízes – Territórios de Memória e Patrimônio Cultural, promove o resgate da identidade sociocultural por meio de exposições e ações educativas. Neste final de janeiro e início de fevereiro, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, oferece uma programação gratuita que inclui a exposição do Mestre Nato, oficinas educativas, além da exibição de curta-metragem. A programação completa pode ser conferida no site sesc-pa.com.br.
EXPOSIÇÃO
Entre os destaques da programação está o trabalho do Mestre Nato, artista reconhecido pela confecção dos estandartes do Arraial do Pavulagem, uma das mais importantes manifestações culturais do estado do Pará. Mesmo após a partida do artista, o universo criativo de Mestre Nato, ainda é marcado por narrativas que expressam força, resistência e tradição, e permanece vivo até os dias atuais. A exposição reúne obras que dialogam com memória, ancestralidade e resistência cultural que nasceram no bairro do Guamá e continuam presentes na cultura popular paraense. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 22/02, ocorrendo de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 09h às 13h.
OFICINA
Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, sempre das 14h às 17h30, será realizada a oficina “Território, Arte e Escuta Ativa”, mediada por Paloma Costa. A atividade propõe um espaço de reflexão sobre os contextos territoriais e as relações humanas, destacando a importância da escuta e do cuidado nos processos de mediação cultural. A oficina é aberta ao público, com foco especial em artistas, educadores, mediadores culturais e demais interessados no tema. A proposta busca fortalecer práticas colaborativas e incentivar reflexões sobre o papel da arte na construção de relações sociais conectando os territórios.
Já a oficina de “Amuletos Têxteis” convida o público a criar pequenos objetos simbólicos por meio de técnicas manuais de costura, bordado livre e assemblagem têxtil. A proposta parte de memórias pessoais, afetos e histórias vividas, utilizando o tecido como um suporte sensível de registro, proteção e escuta. Ministrada pela artista Lua Leão, a oficina é aberta a pessoas com ou sem experiência prévia em bordado e propõe um espaço acolhedor de criação e conexão com a memória, a partir do fazer têxtil. A atividade acontece em duas turmas nos dias 07 e 08 de fevereiro, das 09h às 11h. As inscrições de ambas as ações formativas são gratuitas e realizadas no local.
CINEMA
A exibição do minidocumentário “Mundinho: Retalhos de um artista do Guamá” retrata a vida de Mestre Nato, acompanhando a trajetória de seu processo criativo nos bordados, exposições, espetáculos e festejos. O curta apresenta relatos de amigos próximo ao artista, onde compartilharam momentos pessoais e profissionais nos diversos espaços em que o Mestre Nato atuou até seu falecimento. Após a exibição, haverá um bate-papo com os artistas Ester Sá e Paulo Santana e mediação de Anala Lima, em celebração à memória de Mestre Nato, mediado por Gabriele Martins. A mostra será realizada no dia 10 de fevereiro, às 19h, no CineSesc Ver-o-Peso.
SERVIÇO
Sesc Raízes tem atividades culturais que unem arte, memória e tradição no Sesc Ver-o-Peso
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso
Endereço: Boulevard Castilhos França, 522 e 523, Campina, Belém/PA
Programação gratuita
Informações: (91) 98486-1498 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)
(91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará





