Sesc Ver-o-Peso reinaugura auditório e reforça compromisso com a cultura na capital paraense

Sesc Ver-o-Peso reinaugura auditório e reforça compromisso com a cultura na capital paraense

O Sesc no Pará reinaugurou, na noite de quinta-feira (29), o auditório do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, após um período de reformas estruturais que modernizaram o espaço e ampliaram sua acessibilidade. A entrega do equipamento marca mais um investimento da instituição na requalificação de seus espaços culturais e no fortalecimento da vida cultural da capital paraense. 

Instalada há 15 anos em dois prédios históricos no coração da cidade, a unidade reafirma, com a revitalização do auditório, seu compromisso com a preservação do patrimônio arquitetônico e com a cultura como direito de todos. Durante a solenidade, a Diretora Regional do Sesc no Pará, Heloiva Távora, destacou que a reinauguração vai além da entrega de uma obra física. Segundo ela, “não se trata apenas de um auditório renovado, mas de mais um equipamento cultural que se soma à potência que o Sesc no Pará vem construindo ao longo dos anos”. 

 

MODERNIZAÇÃO 

O auditório passou por uma série de melhorias técnicas e estruturais. Entre elas, a instalação de novo revestimento acústico, projetado para otimizar a qualidade sonora em diferentes formatos de programação, além da modernização da área técnica destinada aos operadores. O espaço também recebeu nova iluminação predial e cênica, ampliando as possibilidades estéticas e técnicas de montagem, e um telão de projeção tipo ciclorama, que garante maior versatilidade para apresentações audiovisuais. 

Com capacidade para 110 pessoas, o auditório agora conta com poltronas adaptadas, assegurando acessibilidade e conforto ao público. O ambiente foi preparado para receber palestras, bate-papos, shows, performances artísticas e atividades formativas, atendendo às demandas tanto de quem assiste quanto de quem produz cultura. Para a Gerente do Sesc Ver-o-Peso, Maria Alves Veiga, a entrega do espaço representa um cuidado integral com todos os envolvidos nos processos culturais. “Entregamos agora um auditório renovado, acessível e preparado para receber bem. Um espaço pensado tanto para o público quanto para os artistas. Um auditório que respeita quem está na plateia e valoriza quem está no palco. Técnicos e toda a equipe de bastidores encontrarão aqui um espaço qualificado, com estrutura moderna e soluções que potencializam os projetos e as criações”, afirmou. 

A reinauguração também reforça o papel estratégico da unidade dentro da atuação do Sistema Fecomércio. Presente ao evento, o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, Sebastião de Oliveira Campos, ressaltou que a relevância do Sesc Ver-o-Peso está diretamente ligada à sua missão institucional. “Não é por acaso que esta unidade ocupa esse lugar: ela traduz, na prática, a missão do Sistema Fecomércio de estar onde o comércio está, valorizando as pessoas que fazem esse movimento acontecer. Nós queremos que o nosso Trabalhador do Comércio, sua família e toda a população venham para cá”, declarou. “Parabéns pela atitude de valorização, não só da cultura, mas também do ser humano”, respondeu a Secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal. 

 

PAPEL SOCIAL 

Referência em cultura na capital paraense, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso está estrategicamente localizado próximo ao Mercado do Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais do Pará. Integrado ao Boulevard da Gastronomia, o espaço se consolidou como uma força cultural da região, oferecendo uma programação diversa que se tornou vitrine da produção cultural paraense para o Brasil e o mundo.  

Ao reinaugurar o auditório, o Sesc no Pará reforça seu compromisso contínuo com a revitalização de seus equipamentos culturais, investindo em ambientes modernos, acessíveis e tecnicamente preparados. "O Sesc tem esse olhar de responsabilidade com o patrimônio cultural brasileiro”, declarou Cristina Vasconcelos Nunes, Superintendente do Iphan no Estado do Pará. A entrega do espaço representa mais um passo na missão da instituição de fortalecer a cena cultural de Belém, preservar o patrimônio histórico e ampliar o acesso da população à arte, ao conhecimento e à diversidade de expressões culturais. 

Inaugurar um equipamento cultural é sempre muito mais do que entregar um espaço físico. É, sobretudo, um exercício de pensar o futuro. E não qualquer futuro, mas futuros regenerativos, aqueles que cuidam da memória, fortalecem o presente e criam condições para que as próximas gerações possam viver, criar e se expressar com mais dignidade e acesso”, finalizou o Diretor de Programas SociaisVinícius Zavalis. 

Saiba tudo o que o Sesc Pará oferece.

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!

Aceita Cookies?

Este site utiliza cookies e tecnologias afins para proporcionar uma boa experiência para seus usuários. Ao utilizar nosso site você está de acordo com a utilização destas tecnologias. Para mais informações, consulte nosso Termo de Uso.