
VI Seminário Sesc Etnicidades ocorre em Belém
A diversidade cultural, os conhecimentos tradicionais e as expressões artísticas contemporâneas negras e indígenas estarão em pauta no VI Seminário Sesc Etnicidades, que acontece entre 24 e 26 de julho no Sesc Teatro Casa Isaura Campos e no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. Com o tema "Saberes locais, histórias e encantarias: ouvir a terra, escutar os povos", o evento terá palestras, debates e apresentações culturais, todas elas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas em bit.ly/SeminarioSescEtnicidades.
A programação conta com artistas paraenses como Dona Onete, conhecida como "diva do carimbó chamegado", e Nay Jinkss, artista visual e fotógrafa, em uma roda de conversa que promove um encontro de gerações, compartilhamento de histórias e trajetórias do Pará para o mundo. A pesquisadora e DJ Nat Esquema, que une a cultura do vinil com os ritmos paraenses, o show do grupo indígena de carimbó, as Suraras do Tapajós, e o espetáculo Corpos de Tambor do Coletivo Croa. O público poderá estar em companhia ainda com artistas de outras regiões como Beto Oliveira (Margem do Rio) do Amazonas, Jama Wapichana de Roraima, Gean Pankararu de Pernambuco, Dinayana Tabajara do Piauí e Naine Terena do Mato Grosso.
RODAS DE CONVERSAS
Nesta edição, a conferência que abre o Seminário será apresentada pela sul-mato-grossense Geni Núñez, psicóloga indígena do povo Guarani que, a partir da perspectiva do seu povo, nos convida a repensar nossa relação com o planeta em uma dimensão de cuidado e reciprocidade com a terra, afeto ao território e aos modos de viver. Ela dividirá a mesa com Cleide Vasconcelos, poeta, cantora e compositora quilombola do Quilombo Arapemã, em Santarém (PA), que registra em música o seu cotidiano ribeirinho e por meio da sua voz fortalece o território, o protagonismo da mulher amazônica e quilombola e a valorização das culturas afro-amazônicas.
A AÇÃO
O VI Seminário Sesc Etnicidades retrata as trocas artísticas, culturais, de memória e patrimônio que acontecem durante todo o ano no projeto Identidade Brasilis, que está presente em diversos estados do país. Por meio de programações culturais e educativas, valoriza, fortalece e difunde a produção de pessoas indígenas e negras. Os estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe recebem a realização dessa ação em 2025.
A realização do Seminário Sesc Etnicidades na capital paraense antes da COP30 pretende antecipar os debates e deixar como legado mais conscientização e engajamento da sociedade, integrando cultura e conhecimentos indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais na busca de soluções aos desafios climáticos, a partir do protagonismo e escuta destas pessoas.
Confira a programação:
24/07 (quinta-feira)
Sesc Teatro Isaura Campos
18h - Abertura VI Seminário Sesc Etnicidades
18h30 - Conferência ‘Saberes locais, histórias e encantarias: ouvir a terra, escutar os povos’, com Geni Núñez (MS) e Cleide Vasconcelos, do Quilombo Arapemã, de Santarém (PA)
Sesc Ver-o-Peso
19h30 - DJ Nat Esquema
20h - Show Suraras do Tapajós
25/07 (sexta-feira)
Sesc Teatro Isaura Campos
15h30 - Roda de Conversa "Encantaria para construir mundos, com Beto Oliveira (AM) e Dinayana Tabajara (PI)
17h - Exibição do curta-metragem "Pretinhas do Arapemã"
18h - Roda de Conversa "Curadoria e o papel social dos museus”, com Naine Terena
Sesc Ver-o-Peso
19h30 - DJ Nat Esquema
20h - Espetáculo Corpos de Tambor - Coletivo Croa (PA)
26/07 (sábado)
Sesc Ver-o-Peso
15h30 - Roda de Conversa "Que história é essa que a gente quer contar?”, com Jama Wapichana e Gean Pankararu
17h - Roda de Conversa "Saberes ancestrais: entre a geração avó e a geração neta”, com Nay Jinkss e Dona Onete
19h30 - Show Sandrinha Eletrizante (PA)
21h - DJ - Nat Esquema
SERVIÇO
VI Seminário Sesc Etnicidades
Data: 24 a 26/07/2025
Evento gratuito - sujeito à lotação dos espaços
Inscrições: bit.ly/SeminarioSescEtnicidades
Programação completa em www.sesc-pa.com.br
Locais: Sesc Teatro Casa Isaura Campos (Travessa Quintino Bocaiúva, 569 – Reduto)
Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina)
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará
