COP 30: Sesc Mesa Brasil tem presença confirmada na Green Zone
O Programa Mesa Brasil Sesc, que é considerado a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, marcará presença na COP 30, que será sediada em Belém (PA), em uma apresentação com o tema “Da Fome ao Clima: O Papel dos Bancos de Alimentos na Redução do Desperdício e seus Impactos na Ação Climática Sustentável”.
Em parceria com o Sesc no Pará, o programa tem a missão de arrecadar alimentos não perecíveis e contribuir para o combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país. A capital paraense sediará, neste ano, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que promoverá, na Green Zone, debates sobre preservação ambiental e mudanças climáticas no coração da Amazônia.
A ação do Mesa Brasil vai demonstrar o aproveitamento integral dos alimentos, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional. O programa também pretende destacar o impacto do desperdício de alimentos, responsável por cerca de 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, contribuindo significativamente para o aquecimento global.
Com a participação da Global FoodBanking Network (GFN), presente em mais de 50 países, o projeto fortalece a cooperação internacional e amplia a visibilidade do Brasil na agenda global de bancos de alimentos e clima.
A APRESENTAÇÃO
Serão abordados estudos sobre o impacto climático das toneladas de alimentos desperdiçadas todos os anos, além dos benefícios sociais gerados pelo programa. Também serão apresentadas práticas de logística sustentável, desenvolvidas em parceria com os setores de saúde, educação, assistência social e segurança alimentar, beneficiando principalmente famílias em situação de vulnerabilidade.
“A Zona Verde, em Belém, é um espaço muito importante, pois é aberto ao público e tem como um de seus objetivos valorizar soluções climáticas concretas, além de ampliar o diálogo e a conscientização pública”, destacou Carmen Lúcia Cabral, coordenadora do Sesc Mesa Brasil no Pará.
A proposta do programa enfatiza o papel da economia circular e da responsabilidade compartilhada na construção de sistemas alimentares de baixo carbono, promovendo integração e cooperação entre os setores público, privado e a sociedade civil em prol de um futuro mais sustentável.
O PAPEL SOCIAL DO PROGRAMA
Carmen também reforça a importância de debater o papel dos bancos de alimentos na redução do desperdício e seus impactos na ação climática sustentável. “Temas como sustentabilidade social e ambiental, justiça climática, combate à fome, redução do desperdício e inclusão social estão todos integrados à agenda climática que será debatida na COP 30, voltada para o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Com sua participação na COP 30, o Sesc Mesa Brasil busca demonstrar o impacto ambiental positivo do aproveitamento integral dos alimentos, de fortalecer conexões entre políticas públicas e o setor privado, promover intercâmbio técnico internacional e sensibilizar gestores sobre a importância de incluir o combate ao desperdício nas estratégias climáticas nacionais e internacionais.
                            
                    
                                



