
Sesc Mesa Brasil: Solidariedade que Alimenta e Transforma Vidas
Criado há 30 anos, o programa Sesc Mesa Brasil, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, tem 21 anos de atuação no Pará. Sendo programa uma das principais iniciativas de combate à fome e ao desperdício de alimentos no Estado, ele beneficia milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A atividade no Pará é marcada por parcerias com supermercados e instituições sociais, que juntos formam uma rede de solidariedade e combate ao desperdício.
ABRANGÊNCIA
O Sesc Mesa Brasil está presente em cinco polos estratégicos no Pará: Belém, Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém. A partir deles, o programa estende sua atuação a 18 municípios vizinhos, promovendo a arrecadação e distribuição de alimentos, produtos de higiene e itens essenciais para instituições sociais, pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
RESULTADOS
Em 2024, o programa intensificou suas ações no Estado, com destaque para campanhas de arrecadação, parcerias e ações emergenciais, como a das enchentes no Rio Grande do Sul. A atuação no Pará também foi fortalecida por acordos com órgãos públicos, como o acordo de cooperação técnica firmado com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, onde os alimentos apreendidos pelo instituto em fiscalizações ambientais são direcionados ao programa do Sesc, ampliando a rede de apoio.
Outro destaque foi a colaboração com produtoras culturais, onde são oferecidos ingressos com desconto em troca de doações de alimentos ao programa. No Sesc Regional Pará, em 2024, somente modalidade Ingresso Solidário foram arrecadadas mais de 37 toneladas de alimentos que foram entregues a 70 entidades sociais parceiras, beneficiando aproximadamente 32 mil pessoas.
ODS
O Sesc Mesa Brasil no Pará contribui diretamente para os seguintes ODS da ONU:
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: combate à fome e promoção da segurança alimentar.
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: redução do desperdício de alimentos por meio da redistribuição de excedentes próprios para o consumo.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecimento de redes de colaboração entre empresas, instituições públicas e sociedade civil.
.
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Além da distribuição de alimentos, o programa realiza ações educativas voltadas à reeducação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de higiene. Essas ações fortalecem a cidadania e promovem a autonomia das pessoas e entidades atendidas.
